quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Recuperando mp3 player

Recuperando o S1 MP3 player - passo a passo
Autor: Rodrigo Marcos

Para redigir esta dica comprei um S1 MP3 player "morto" e MATEI um outro que tinha para felicidade de vocês e para o meu desespero :) Siga os procedimentos desta dica por sua conta e risco.

Foto de um aparelho com o dispositivo S1 Mp3 player


Diversos problemas podem ter ocorrido para que o S1 MP3 player tenha parado de funcionar. Recebemos através do site muitos pedidos de ajuda de usuários que não conseguem fazer mais o seu player funcionar, grande parte deles revelam que tentaram atualizar o firmware do aparelho e depois disso nunca mais funcionou. Vou listar alguns "sintomas":

SINTOMAS MAIS COMUNS
a) O aparelho não dá sinal de vida. Você aperta o botão para ligá-lo e nada, é como se estivesse sem pilha. Quando encaixa na porta USB do computador o sistema operacional não detecta sequer um novo dispositivo USB;

b) A mensagem "Starting", ilustrada pela imagem de uma ampulheta, aparece fixa no painel LCD;

c) Você liga o aparelho e a única coisa que acontece é acender a luz do painel LCD;

d) Seu MP3 player passou a funcionar apenas como uma pen drive comum, lendo e transferindo arquivos;

e) Você conecta o player na porta USB e o sistema operacional chega a reconhecê-lo, porém, não como um "USB MASS STORAGE DEVICE", mas como um dispositivo "DFU SERVER". Nesse caso o seu player está no modo de recuperação, o que é um bom sinal.


Esses "sintomas" listados acima são os mais comuns.

A solução para tentar fazer funcionar novamente o S1 MP3 player defeituoso é a instalação de um firmware compatível, em alguns casos é necessário dar um curto no chip do aparelho para que o aparelho seja reconhecido pelo sistema operacional. Vamos atacar cada um desses sintomas no tópico RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS.

Vamos lá? Mãos a obra!

FERRAMENTAS NECESSÁRIAS

a) Chave philips ou de fenda. Tem que ser pequena, pois os parafusos do seu player são minúsculos;

b) Uma pinça (em alguns casos). Alguns players tem fixada uma base de acrílico em cima do chip onde você terá que ter acesso. A pinça servirá para erguer a base até o grau necessário para acesso;

c) Software para formatação da memória do player e upgrade do firmware. Esses softwares fazem parte do MP3 Player Utilites. Se o seu player acompanhou um CD-ROM com softwares faça uso deles.
Existem players muito parecidos com os S1 MP3 players, que utilizam outro tipo de software para essa operação. Nesse caso é essencial abrir o player e identificar ... CONTINUA

d) O firmware correspondente ao seu player.
Esse item é imprescindível, pois a maior causa de "morte" do player é a atualização do firmware incompatível ... CONTINUA


RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS

a) O aparelho não dá sinal de vida. Você aperta o botão para ligá-lo e nada, é como se estivesse sem pilha. Quando encaixa na porta USB do computador o sistema operacional não detecta sequer um novo dispositivo USB;

Podemos considerar esse sintoma o mais sério, pois haverá a necessidade de dar um curto no chip do aparelho para que entre no modo de recuperação. O primeiro passo é abrir o aparelho. Oriente-se pelas ilustrações abaixo:


Encontre os parafusos que prendem a carcaça do aparelho. Desaparafuse-os com uma chave philips ou de fenda.
Remova com cuidado a carcaça de plástico para ter acesso a placa.

Antes de dar o curto é importante que você tenha encontrado o firmware do seu aparelho. Se você chegou a fazer um backup com o programa s1fwx v3.0 antes do problema acontecer, ótimo, mantenha armazenado o arquivo .BIN numa pasta qualquer do computador, caso contrário, terá que encontrar o firmware correspondente ao modelo do seu player. Para encontrar o firmware correspondente será necessário descobrir o código que identifica o seu player, ele encontra-se inscrito em algum lugar da placa. No exemplo abaixo, o código estava escondido embaixo do cabo flat, porém, a localização varia dependendo do modelo.


Desprenda com cuidado a placa da carcaça.
Procure pelo número\código identificador.

Ok. No exemplo em tela, o código do aparelho é MP-515E 2005/09/05. Agora que já sabe o código deverá procurar o firmware correspondente. Onde encontrar? Procure em nosso banco de firmwares alimentado por contribuições de usuários do site; na seção de downloads do site http://www.s1mp3.org, referência sobre o assunto aqui tratado; ou diretamento pelo sistema de busca Google.

Agora que o seu aparelho está aberto é um bom momento para saber se realmente ele utiliza o dispositivo S1 MP3 player, requisito essencial para que você siga os procedimentos descritos nesta dica. Veja nesta página o resumo do S1 por dentro. Se você encontrar um chip na placa com a inscrição SIGMATEL, seu aparelho não é um S1 MP3 player, e nesse caso não continue com os procedimentos descritos nesta dica. Acesse esse fórum (em inglês) sobre os players da Sigmatel para mais informações.

Considerando que você encontrou o firmware do seu aparelho e já armazenou o arquivo numa pasta do computador, vou descrever como realizar o curto:

Geralmente os players apresentam dois chips na placa, um menor (ATJ2085) e um maior que costuma ser fabricado pela SAMSUNG. O curto será dado no maior chip da placa e seu objetivo é forçar que o aparelho entre no modo de recuperação. Oriente-se pelas ilustrações abaixo:


Observe a base de acrílio escondendo os chips da placa. Outros modelos tem os chips aparentes.
No caso desse modelo foi necessário descolar a base de acrílico para ter acesso ao chip maior.

Localizado o chip maior, encoste a ponta da chave de fenda conectando duas "pernas" quaisquers do grupo destacado no desenho esquemático abaixo:


Imagem capturada do site: http://www.s1mp3.org

Para uma melhor demonstração do procedimento, observe a imagem abaixo de outro modelo (com chips aparentes).



O modelo acima é um SIGMATEL, porém, serve como
exemplo para nosso procedimento




Conecte o player na porta USB seguindo os passos anteriores, se o curto for realizado com sucesso, o sistema operacional vai reconhecer um novo dispositivo, e o Windows poderá ou não instalar automaticamente o driver necessário. Caso instale, tudo ok, continue com o procedimento, caso não instale será necessário fornecer ao sistema o driver que ele solicita para o dispositivo encontrado: USB 2.0 (FS) ADFU Device. Baixe aqui uma versão desse driver.



Voltando ao curto, pode ocorrer de não dar certo na primeira vez, sendo necessário reposicionar a ponta da chave de fenda nas "pernas" do chip. No caso em tela, realizei o procedimento diversas vezes até que conseguisse um curto efetivo. Não recomendo ficar raspando a chave de fenda nas "pernas" do chip para conseguir o curto, apesar de eu também ter feito dessa forma e ter dado certo, chega a sair faíscas e concluo que o risco de queimar é maior.

O próximo passo é instalar o MP3 Player Utilites no seu computador. Esse software costuma vir armazenado dentro do CD-ROM que acompanha os S1 Mp3 players comercializados no mercado. Caso você não possua, pode baixar a versão 4.03 do software aqui. Existem diferenças entre as versões desse programa. No caso em tela, antes de "matar" o meu player fiz um backup do firmware com o s1fwx v3.0, depois de "matar" o meu player, tentei atualizar o firmware com uma versão anterior a 4.03 e não obtive sucesso, a atualização falhava. É importante você testar mais de uma versão do pacote de utilitários caso desconfie ser esse o problema.

O Mp3 Player Utilites é um pacote de utilitários para o seu tocador de música. No momento, nos interessa o MP3 Player Upgrade Tool, parte integrante do pacote. Na versão 3.06 é chamado de MP3 Player Update Tool. Abaixo, a tela principal do software:



Tela principal do MP3 Player Upgrade Tool v4.03


Após o curto efetivo, não será a tela acima que você estará contemplado imediatamente ao acessar o programa MP3 Player Upgrade Tool, também chamado de MP3 Player Update Tool, mas sim a tela abaixo:



Trata-se de uma mensagem comunicando que o aparelho entrou no modo de recuperação e pede para selecionar um novo firmware para dar inicício a recuperação. Apertando o botão OK, você terá acesso a raiz de diretórios do seu computador. Chegou o momento de localizar e selecionar o arquivo .BIN préviamente armazenado. Após selecionar o firmware, aperte o botão "Abrir". Agora sim você estará visualizando a penúltima tela acima, com a diferença de estar aparecendo no lugar do botão "Select new firmware file", o botão "Recovery firmware". Aperte o botão "Recovery firmware".

Observe que você somente conseguirá tera acesso a tela acima se o seu dispositivo tiver sido reconhecido pelo sistema operacional como "ADFU", caso contrário, o programa exibirá uma mensagem que o seu dispositivo não foi detectado.

No caso do firmware ser aceito o processo estará concluído. As informações do seu novo firmware aparecerão no lado esquerdo da tela principal do programa. O próximo passo é formatar a memória. Acesse o programa MP3 Player Disk Manager (tela abaixo) e formate a memória.





Os outros sintomas ("b", "c", "d" e "e") citados na caixa "Sintomas mais comuns", podem ser resolvidos com parte ou com a totalidade dos procedimentos expostos acima. No caso desses outros sintomas tente o curto na memória somente após esgotar as outras opções de recuperação: atualização do firmware e/ou formatação da memória.

Estarei atualizando esta dica nos próximos dias. Peço que relatem suas experiências no tópico do fórum criado para esta dica.

Até breve,



fotos nesse site http://www.pendrivenet.com.br/dicas.asp?id_dica=570&chave_tecnica=uni

Nenhum comentário: